Paulista recebe as reliquias dos Santos João XXIII e João Paulo II

Reliquias dos Santos João XXIII e João Paulo II

A cidade de paulista se prepara para receber as relíquias dos santos João XIII e João Paulo II dois grandes papas de forte influencia na vida da Igreja Católica. A relíquias  é um fragmento de osso ou um objeto que tenha alguma relação com um(a) Santo(a), aos quais os católicos prestam veneração ou reverência, o costume das relíquias dos santos vem desde o início do cristianismo. Primeiramente os mártires foram cultuados; o povo de Deus recolhia seus corpos e os sepultava com reverência. As sepulturas dos mártires eram visitadas por peregrinos; muitos queriam ser sepultados junto a um mártir pois julgavam que este mais intercederia por eles no Céu.
A Arquidiocese de Olinda e Recife promove a peregrinação das relíquias de São João XXIII e São João Paulo II às paróquias de suas jurisprudência, as relíquias trata-se de um fragmento ósseo do São João XXIII e gotas de sangue de São João Paulo II, a iniciativa partiu do arcebispo metropolitano, Dom Fernando Saburido no ultimo dia 8 de junho em 2014.

Na cidade de Paulista a relíquia percorre todas as Igrejas Matrizes do município nos meses de outubro e novembro;
09 a 15 de Outubro: Igreja Nª Sª Aparecida- Janga
16 a 22 de Outubro: Igreja Nª Sª do Ó – Pau Amarelo
30 de outubro a 03 de Novembro: Igreja São Francisco de Assis -  Torres Galvão
03 a 08 de Novembro: Igreja Santa Isabel Rainha de Portugal - Centro
03 a 13 de Novembro: Igreja Nª Sª de Fátima - Paratibe

No próximo dia 03 de novembro acontece a caminhada de recepção das relíquias no Centro da cidade, a concentração acontece as 18h em frente a Prontoclinica Torres Galvão (antiga Unidade Mista de Saúde) e percorre o trajeto até a Igreja Matriz na qual segue por programação interna de visitação. No dia 08 (domingo) as relíquias serão transladadas para a Igreja Nª Sª de Fátima em Paratibe a partir das 17h, depois de Paulista, a cidade de Abreu e Lima acolhe as relíquias dos Santos nas igrejas de sua circuncisão.